quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nordeste Literário - Agradecimento


“Missão dada, missão cumprida”.

É o que penso com respeito aos objetivos que havia traçado para o Nordeste Literário, esse roteiro que finalizei no último domingo, dia 13 de novembro, ao regressar a Brasília, depois de 5.500 km, rodados a partir do “Quadradin”, passando por GO, BA, PE, CE, PB, RN, AL, SE. Foram 15 dias de vivência intensiva nas estradas nordestinas, revisitando muitos lugares que não via há décadas e conhecendo outros que talvez demore o mesmo tempo para retornar.

Visitei parentes e amigos por quem tenho muita estima. conheci pessoas interessantes espalhadas por aquele sertão longínquo. Pessoas essas que me ajudaram compreender um pouco mais da cultura desse nosso Brasizão continental e, ajudarão a compor alguns dos personagens do novo livro, que já ganham vida nessa minha cabeça avoada de escritor. Gente como Zaldino, o menino dos abacaxis na beira da estrada, ou o Chico D’agua, o carroceiro que entrega água nas casas que ainda não dispõem desse serviço básico no interior de Pernambuco, ou ainda o Seu Severino, filho do famoso mestre Vitalino, artista dos bonecos de barro, no Alto do Moura (próximo à Caruaru). E tantas outras pessoas, e mesmo os jumentos e cabritos que me ajudavam a contar os quilômetros pelo caminho... Rsss.

Bem, como vocês leram na apresentação desse projeto, além do turismo, da vontade de visitar amigos e parentes, o que me motivou a pegar a estrada foi a coleta de dados mais atualizados sobre essa região tão rica e inspiradora que é o sertão nordestino. Acredito que tenha conseguido o que fui buscar. Agora a viagem é interna, é transformar em romance literário tudo que vi, ouvi e senti.
Agradeço a todos os amigos que me acompanharam virtualmente pelo blog. Vocês nem imaginam como era importante pra mim, ler os comentários e e-mails que recebia diariamente, dando apoio, incentivando e me desejando boa sorte. Essa viagem não foi só minha, foi nossa!
Muito obrigado e, aguardem Os Cordéis da Estrada Maldita, o segundo livro da série “De Homens e de Motos http://www.ggaitero.correiovip.com.br/

Valeeeeu!!!

G.Gaitero

Algumas imagens que marcaram...

Detalhe da pena de carcará, meu amuleto da sorte, com a paisagem linda da Chapada Diamantina ao fundo. Lugar que vou voltar com mais tempo, com certeza. 

Cabrobó, cidadezinha esquecida no interior de Pernambuco. Essa não mudou nada desde de minhas viagens de infância.

A placa cravejada de balas, à beira da BR 116, no famoso Polígono da Maconha. Hoje em dia, segundo os colegas da PRF, o perigo se limita a região de Floresta, mais uma cidadezinha esquecida em Pernambuco.

Em Juazeiro do Norte, CE, o Horto do Padre Cícero é um monumento a fé inabalável e necessária do povo nordestino.

A quantidade de motocicletas, principalmente de mototaxistas, é impressionante! Isso é uma constante em todo o interior. Tem mais moto que gente!!! rsss

Zé Bubu gostou da Black Seagull: "Ê motona danada!" Exclamou meu querido tio. Bom demais poder revê-lo depois de tanto tempo.

Rua Santo Antonio ("Santantoin" em paraibanês - Rsss), Cajazeiras, cidade dos meus pais. Muitas memórias das férias quando criança...

   
Um de meus companheiros contantes de estrada. Cheguei a batizar alguns... Esse foi o Jeguenildo. rsss

Se por um lado faltam pontos de apoio mais estruturados no sertão, por outro, essas banquinhas de frutas frescas da região são um oasis no deserto da caatinga.

Praia é muito bom... De motoca é melhor ainda, né? (Intemares em João Pessoa PB).

A palma continua sendo a salvação para o gado magro e cabras durante as secas mais prolongadas. Em alguns casos, até o sertanejo menos favorecido sobrevive a partir dessa planta. Êta vida espinhosa!!!

Vi poucas motos grandes por onde passei. Detalhe para essa linda Boulevard M800, do lado da minha em Caruaru. Moto boa né?

Tia Francisquinha dando um trato na Black Seagull, antes de minha partida de J.P. - Isso não tem preço!

Mestre Severino (fii di Vitalino), em seu ofício de arte secular. Coisa linda de se ver...

O Cangaceiro de barro, mirando minha moto pela janela do Museu de Vitalino. Pura arte sertaneja.

Finalizo com essa de 03 Boulevards, em uma parada pra tomar mingau de tapioca na Linha Verde, entre Aracaju e Salvador. Ia acontecer o Motofest de Aracaju (Evento de 10 anos), que me disseram ser imperdível. Perdi, pois não tinha me programado. Fiquei só vendo a galera passar no sentido oposto da rodovia...  Mas, vamos voltar lá para conferir... Aproveito para falar bem dessa motocicleta. Fui e voltei sem problema algum. Ela é rútica para estradas de todo tipo e confortável para longas viagens. Foi mal aí... Mas, é a melhor custom de média cilindrada que conheço. Sem contar o estilo... rsss - "Êta motona danada!", muito bem colocado pelo especialista Zé Bubu.
Valeu Black Seagull... Você me levou e trouxe de volta, pronto para mais uma aventura.
Fui... 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um Águia Solitária de volta ao ninho...


É isso aí, amigos. Cheguei ontem, por volta das 17h, depois de uns 800 kms muito bem rodados de Ibotirama até Brasilia. Parece que a piscada do sol no fim de tarde do dia anterior foi mesmo pra mim! Rsss – Fora um pequeno chuvisco próximo a Barreiras (pra refrescar), pilotei num dia ensolarado, muito bonito, depois de tanta chuva nos últimos três dias. Fez até calor depois do almoço no Posto Rosário que, diga-se de passagem, foi reformado e é agora um ótimo ponto de apoio para quem transita pela 020.
Sobre o domingo, não tenho muito a comentar, pois é um trecho muito conhecido da saída norte de BSB pela BR 020, que está muito boa, com um asfalto nota 10, muito parecido com o da BR 242, também em ótimas condições.
Pois é... Estou de volta à Brasília, ainda um pouco cansado, mas muito satisfeito com minha viagem. Farei ainda um último post nesse blog, colocando algumas imagens curiosas ou esquecidas nos tantos dias rodando... E ainda um texto final, para resumir o que foi esse “Nordeste Literário”, que me propus a fazer, para tentar atualizar meus conhecimentos e impressões sobre essa região tão especial.
Aguardem e até mais.
Tá certo que toda a minha família me aguardava com muita saudade... Mas, o tem alguem que não sai de perto de mim desde que cheguei! Para quem não conhece ainda, ei-lo: Baruh (fazendo a segurança da Black Seagull) rsss

sábado, 12 de novembro de 2011

Salvador / Ibotirama

Uma parada para vestir a calça da capa. Mais nuvens pesadas à frente. Como fica lindo o horizonte assism...!

Pois é... Acabei ficando em Ibotirama, mesmo. Inclusive, tive que acelerar um pouco mais, do meio pro fim da tarde! Não quis esticar até Barreiras, para não pegar estrada de noite (pra quê?). Foram 600 e poucos kms, pegando um fila interminável de caminhões na saída de Salvador. Não percebi se era algum problema na pista ou um fluxo muito grande para as duas faixas da BR 324 (entre Salvador e Feira de Santana), a questão é que tinha quilômetros de transito parado, principalmente antes do pedágio. Tive que rodar muito no corredor apertado e, até apelar para a terrinha fora da pista (não tem acostamento). E se isso não bastasse: FOI CHUVA NO LOMBO!!!  - Tá certo que a a Black Seagull precisava lavar a poeira de quase duas semanas. Mas, choveu muito! Quase que desbota a pintura... rsss. E como desgraça pouca é bobagem, ainda teve uma “perdidinha básica” em Feira, a despeito das orientações e dicas do Douglas que passa muito por ali. Mas tem uma saída para 116, que eu estava de olho, acompanhando no mapa... Mesmo assim, passei batido e pegando pro lado de Ipirá, na BA 062. Sorte que percebi que a direção estava muito para noroeste, enquanto eu deveria estar descendo para sudoeste, pela 116, para só depois pular BR 242 de Ibotirama. My Mistake.
Outra coisa foi a minha saída depois das 9h da casa do Douglas e da Gil. Mas, não dava para sair antes de mais um bom bate papo no café da manhã com esse agradável casal. Depois meu amigo foi me escoltar até a BR, passando por pedágios, etc. O cara é o Cara! Valeu Dogão...! Vou ficar te esperando no próximo Motocapital... Venha com a galera do Piratas de Vilas - Moto Grupo... A tenda do Águia Solitária  estará de portas abertas para vocês. (tá certo que não tem porta na tenda! Rsss – É modo de dizer).

Então é isso, amigos. Minha Expedição de Pesquisa Literária (adoro esses nomes pomposos! Assim minha mulher me deixa viajar sozinho... kkk), voltando ao assunto, devo chegar em casa amanhã de tarde. Tó cansado e sentindo muita falta da família e dos amigos. “Bateu sordade...” Espero que a chuva de uma trégua só nesse domindo. Ao menos a estrada está boa daqui pra frente. O transito fica uma pouco ruim na altura de Eduardo Magalhães, mas comparado às filas da BR 101 e parte da 116 (na Bahia), o resto é mamão com açúcar pra mim...

Momento Zen
Chegando á Ibotirama hoje, ao por do sol (minha hora favorita), tive um momento daqueles especiais: Muita paz e a sensação de mais um grande aventura realizada... Depois de tanta chuva, com nuvens carregadas na região da Chapada Diamantina, o sol deu as caras, segundos antes de morrer. Mas não era um sol pálido, encoberto pelas nuvens. Ele brilhou dourado por um breve momento, antes de sumir no horizonte, como se estivesse piscando pra mim, dizendo: “Gaitero, meu filho... Vá descansar agora, que amanhã estarei iluminando o teu caminho, para um regresso
tranqüilo e seguro. Boa noite.

Despedida dos amigos e anfitriões em Salvador (Gil e Douglas).

Saída com um "jaspeiro" de escolta... rsss
De volta ao sertão. Essa paisagem árida e espinhosa me atrai e inspira...
Em frente à fazenda Lagoa do Patos. Não vi a lagoa, mas as colinas rochosas são incríveis!

E o sertão de cariris,palmas, mandacarus, vai ficando pra trás...


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aracaju / Salvador



Revendo velhos amigos... Revivendo travessuras de meninos...

O dia na estrada foi pouco produtivo em matéria de quilômetros. Pouco mais de 300 entre Aracaju e Salvador. Afinal, sai debaixo de chuva, peguei mais algumas filas de ônibus e caminhões nos diversos desvios da BR 101 (em obras de duplicação) Por outro lado, foi um dia maravilhoso na companhia de meu amigo de infância, o Douglas (também motociclista e Irmão do Leco do Esquadão) e sua agradável família. Foi “aquela” recepção!!! Com direito à escolta em minha chegada à cidade (até sua linda casa), delicioso almoço e uma nostálgica conversa pela tarde à dentro.

Não poderia ser de outra forma, pois desde os tempos de Dona Ivone e Seu Valfredo na QE4 do Guará (pais do Douglas), onde fomos visinhos por tantos anos, essa linda família tem sido referência em calor humano e boa convivência, onde as portas estavam sempre abertas para os garotos da rua... (E eu era freguês do kibe da D. Ivone)! rsss

Relembramos nossas tardes soltas pelo Guará... Dos banhos de córrego no Poção e na Lagoinha, das brincadeiras de infinca, bete de pau e de bola e tantas outras coisas legais.

A noite em Salvador foi também muito divertida, numa gostosa cantina, onde fomos comemorar o aniversário do Mario, filho do Douguas. Como dizem por aí: “Recordar é viver...”

Obrigado Douglas e Gil. Foi um grande prazer revê-los!

Nesse sábado pela manhã, pego a estrada rumo a Barreiras e espero estar aportando em nossa capital, depois do almoço de domingo. Espero que a chuva não me atrapalhe muito, pois já bateu saudade de casa... Mulher, filhos, neta, pais, irmãos, amigos e o Baruh, é claro!

Quanto às fotos, tirei poucas. Além da chuva não ajudar, eu estava muito apreensivo ainda com a notícia do acidente do Paulinho. Mas, segundo conversa telefônica com o Farofa, nosso querido amigo Perninha estava estável e sendo bem assistido no hospital de Campo Grande (Você vai sair bem dessa, Paulin... Estamos com você!).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caruaru / Aracaju

Post Especial - Paulinho acidentado.

Amigos,
tive que fazer algumas mudanças nos planos. Saí tarde de Caruaru e só deu para vir até Aracaju. Contudo, meu objetivo hoje no blog é apenas informar a todos que estou bem em Aracaju, seguindo por Salvador amanhã. Na sequencia farei o poste de hoje e amanhã...

Todavia, quero pedir a atenção de todos para nosso Grande Amigo Paulinho Perninha, o Amaral, que sofreu um acidente em sua viagem por Mato Grosso. Ainda não temos maiores detalhes. Apenas que o mesmo já estava sendo hospitalizado. Farofa e Rosane ficaram de ir até lá, ainda hoje. Ficaremos aquardando com espectativa por novas notícias.
 Momento no qual conclamo a todos para orarem, rezarem ou direcionarem suas energias para esse  amigo tão querido, que presisa muito de todos.

Atém amanhã,
GG

João Pessoa / Caruaru


... Buffet completo, salmão grelhado, risoto de arroz negro... Um tinto Porca de Murça, 2009, da região do Douro, Portugal...

Para tudo! Eu to falando é do jantar no Forneria Ristorante (av. Mjor. Manuel Freitas, 99), não tem nada a ver com essa foto da bela buchada de bode que comi hoje na Feira de Caruaru!

Por falar nisso, estou aqui em Caruaru PE. Cheguei no inicio da tarde, depois de tranqüilos 250 e poucos kms, vindo de uma João Pessoa chuvosa e de transito lento hoje pela manhã.

Beleza não é a maior qualidade da cidade, embora seja alegre, de comercio intenso, principalmente devido às confecções locais e a famosa Feira, patrimônio cultural pernambucano e do mundo. Caruaru é meio assim... Esquisofrênica... De povo simpático e comunicativo, com transito caótico, espremido em ruas sem planejamento, com um calor infernal de dia uma brisa quase fria pela noite. Talvez tenha sido o frio ou a surpresa de encontrar um agradável restaurante italiano, que me motivou escolher o bom vinho português para acompanhar o Buffet sensacional (pouco mais de 50 conto / comida e vinho).

Tinha saído do hotel, procurando uma lanchonete ou pizzaria para o jantar e me deparei com o Forneria. Lembrei que fazia mais de uma semana que não tomava um bom vinho... A gente não espera encontrar um bom restaurante internacional no agreste, né? Como disse, o nordeste está mudando...

O hotel, “O Grande Hotel de Caruaru”, diga-se de passagem, deixa muito a desejar. Embora tenha uma boa piscina, quartos amplos e uma garagem segura, a estrutura é decadente. O pior, foi a propaganda enganosa, que garantia uma internet de boa qualidade, mas na hora que precisei, a intensidade do sinal era baixa e a conexão simplesmente não segurava. Por isso acabei postando apenas hoje, e da rua.

Contudo, a vinda para Caruaru foi muito positiva. A cidade é pura tradição nordestina. Comprei alguns cordéis para estudo e algumas lembrancinhas... O artesanato daqui é muito rico!  Amanhã devo visitar o Alto do Moura, onde os netos de Mestre Vitalino, conhecido mundialmente, continuam a tradição do grande artesão no trabalho com os tradicionalíssimos bonecos de barro. Parto em seguida.
Voltando a buchada, gente... Tava bom demais!!! Só que eles servem com uma pata de bode junto. Achei meio esquisito...

Algumas fotos:
As bancas de frutas se sofisticaram... Essa tem enorme variedade e uma paisagem linda da serra atrás.

Parei para fotografar a carrocinha com o burro, apareceu Chico D'Agua (como ele se apresentou), exigindo sair na foto também... rsss (valeu meu irmão!). Ele vive disso: 10 conto o "carrego d'agua, para a comunidade dessa cidadezinha, no interior do Pernambuco (depois eu lembro o nome).

O principal meio de transporte entre a comunidade local (mesma cidade de Chico D'Agua), são Jeeps Bandeirantes, comprados uzados e alongados lá mesmo na região. Fazem transito de carga e gente para os sítios e lugares de difícil acesso (Criatividade Nordestina).


A Feira é o coração da cidade. Sempre aberta (a parte de artesanado e comiga), mas com fluxo reduzido de pessoas durante a semana. Nos FDS e festas especiais, me disseram que fica totalmente lotada!
O artesanato é riquíssimo, variado e com preços bem acessíveis...

É o Zé Pexera?

Aline...! As mulé do côco tava me paquerando: "Visse, tu é casado, é? Se fosse tua mulé não deixava tu viajá só, de jeito manera!" - rsss - Me senti acediado... kkk

Vi muitos cordéis para comprar e estudar. Porém, infelizmente, nesse dia não encontrei nem um autor para trocar uma idéia. Nem repentista! Essa arte está ficando no esquecimento...

Fui passar a raiva do hotel na pscina... A melhor coisa do Grande Hotel. A pior é a internet. Desculpem se tiver muita falha nessa postagem. Fou muito difícil conseguir uma conexão e, mesmo assim, caia toda hora! Sacoooo!

Tem tanta coisa bonita, que mesmo eu, que detesto comprar coisa em viagem não resisti. Comprei lembraninhas...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Natal / João Pessoa


Estou  na casa de Tia Francisquinha, em João Pessoa, ouvindo um blues de responsa, presente de meu camarada de motoclube, Baeta (valeu broather, só musicão!).
Pois é Galera, a vinda de Natal pra cá foi um “passeio” de uns 180 km, em pista duplicada, de ótima qualidade. Até agora o estado das estradas nordestinas tem me surpreendido, num bom sentido... De forma geral a região, antes sinônimo de atraso e subdesenvolvimento, precisa ser reavaliada e reclassificada. Pegando o bonde do Brasil G20, o nordeste parece ter encontrado o caminho do progresso. Tem muito que ainda precisa evoluir, como a concentração de renda desproporcional, onde convivem (não tão harmonicamente) futurísticas SWs importadas com folclóricas carrocinhas puxadas por jegues... mas é incontestável que as coisas estão melhorando...
Para um “custeiro” como eu, é só motivo de felicidade. Se havia alguma dúvida sobre a escolha da Black Seagull (Boulevard M800) para esse batidão sertanejo, ela se diluiu sobre o pavimento novo e bem cuidado das BRs que cruzam o nordeste. Mas, para quem conhece minha teimosia e obstinação com respeito a estilo de moto, sabe que eu estaria “de boa” se as condições da estrada fossem outras... “Não tem moto ruim, só piloto bundão”, como diz o Bob Louco! Rsss
João Pessoa é um ótimo pitstop pra mim nessa viagem. Além da base familiar, com oportunidade de rever minhas tias e primas queridas (Maria e Francisquinha, Sônia e Sandra), ainda posso saborear a melhor tapioca do Brasil e revisitar alguns points legais como a Ponta do Seixas, Farol e a praia de Tambaú. Pena Suzana ainda ter chegado da Itália... Ai poderia dizer que revi minhas famosas primas, as três “verdadeiras” Irmãs Cajazeiras...rsss
Voltando a J.Pessoa, essa é a “minha praia”. Pois já freqüento aqui desde o tempo que meus pais tinham casa de praia em Jacumã. Não tem muita novidade pra mim, a não ser o crescimento vertiginoso da Capital, com inúmeros arranha-céus e aumento considerável no transito. Mas, isso está acontecendo em toda metrópole. Algumas coisas são até boas, como a magnífica ciclovia construída ao lado do calçadão, percorrendo Cabo Branco e Tambaú. E ainda um sistema bem bacana de aluguel de bicicletas que ficam dispostas postos especiais na praia e podem ser locadas pela internet (semelhante ao de Paris e Barcelona). Que beleza! Isso é sinônimo de valorização da qualidade de vida e do Ser Humano em detrimento aos carros. Parabéns pra J. Pessoa! 
Nessa terça-feira irei curtir um pouco de praia, depois almoçarei na casa de prima Sônia (Tô sendo muito bem tratado, obrigado...rsss). Se der tempo, ainda quero comer uma buchada de bode (light !!! rsss), fazer umas fotos e dar um grande giro pela orla, até o Farol.
Amanhã parto para Caruaru e depois Salvador.


Saída de Natal - Dunas - Área de Preservação

Entre Natal e JP uma paradinha para provar esses suculentos abacaxis

Esse gato, Zaldino, trabalha na improvisada barraca do abacaxi. Tem um papo muito engraçado, tipo "arretado". É o Zé Pexera quando menino...? rsss 

Tava docinho docinho...

Aline vai lembrar da nossa pousadinha, da ultima vez que estivemos aqui. Ela foi reprovada pelo BF1, mas meu controle de qualidade é menos exigente... Rsss




Praia de Intermares


A Skol estava gelada e esse ensopadinho de ostra...! Ui!!!
Praia de Cabo Branco

domingo, 6 de novembro de 2011

Dia em Natal RN



Ói eu dinovo...
A exemplo da raposa de Saint-Exupéry, “quando dizes que vens às 10h, já te espero às 9h”... Mas, Nildo Botafogo chegou às 11h.! Para mim que estava pelo nosso brasiliense horário de verão, foram quase 3 horas de espera. Doido pra ir pra praia, feito mininu do buchão por biscoito recheado...
Tudo bem. Um longo sono consolador depois do sábado fatídico, no bar do Botafogo... KKK
A questão é que saímos depois das 11h para nosso domingão de praia. Fomos para praia do Forte. Mais próxima, devido ao adiantar do dia. Foi massa! Não podia ser de outra forma: Água morna do nordeste, cerveja gelada (graças ao atendimento VIP que Nildo tem aonde chega), um cioba frito com macaxeira e farofa, um solzão de torrar gringo e a agradável conversa com meu amigo Botafogo, na companhia de sua esposa e enteado. Bela família. Parabéns e obrigado, Nildão...!
Depois que me despedi dos amigos, aproveitei o fim de tarde para dar um giro de moto pela litorânea. Maravilha! Sai do hotel na Praia dos Artistas e fui até o Morro do Careca, na Ponta Negra (litoral mais ao sul). Voltei pela linda avenida margeando o mar, parando nos mirantes e curtindo a paisagem. Depois passei pela Praia do Forte novamente e atravessei a majestosa ponte sobre a Baia Formosa. Natal é uma cidadezinha muito gostosa...
Amanhã sigo pra João Pessoa. Essa sim, minha praia...

 O Casal Botafogo. Simpatia em pessoa.

 Praia de Ponta Negra.

 Vista da avenida litoranea.

 Morro do Careca ao longe.

 E a lua bonita, anunciando o fim do dia e a chegada da noite.

 Praia... Sei lá, esqueci...

Mais um mirante na Avenida. Ê marzão... E motão, né?