quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Nordeste Literário

Como canta Alceu Valença: “...Hoje eu me lembro que nos tempos de criança / Esquisito era a carranca e o apito do trem /Mas achava lindo quando a ponte levantava
E o vapor passava num gostoso vai e vem / Petrolina , Juazeiro, Juazeiro, Petrolina / Todas duas eu acho uma coisa linda / Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina”.


Pois é... Passaremos por Petrolina também em nossa viagem pelo Sertão Nordestino. Como também por Cabrobó, Cajazeiras, Juazeiro do Norte CE, indo até Natal e depois descendo pelo litoral até Salvador.
            O Projeto Nordeste Literário (nome pomposo, né? Rsss), nada mais é que uma nova desculpa para pegar a estrada de motocicleta, porque para o bom estradeiro basta o vento no rosto, como incentivo para mais alguns KMs...
            Para os que já me conhecem e acompanham o meu trabalho literário, explico que a motivação de mais esse roteiro é o levantamento de dados mais atualizados sobre a vida no interiorzão agreste da região nordeste do Brasil. Esse é o cenário de mais uma aventura do personagem Marcos Scott, que já foi até o fim do mundo (Ushuaia), no meu segundo livro http://www.ggaitero.correiovip.com.br/ , e agora enfrenta uma temível “gang de motoqueiros” no famoso “Polígono da Maconha” entre Bahia, Pernambuco e Paraíba. Isso tudo acontece no novo Romance Estradeiro: De Homens de Motos e os Cordéis da Estrada Maldita. Alguns até já sentiram o gostinho da estória no meu último lançamento, O Cordel de Zé Pexera um Motoquero Arretado, onde conto em versos “anordestinados” a vida desse personagem que estará, junto com o Scott, protagonizando meu novo livro.
            O Nordeste não é novidade para mim, filho de paraibanos, que passei a infância cruzando o asfalto esburacado entre cabras e jumentos, estradas de terra e areia, travessias em balsas, etc., nas viagens de férias com meus pais, na velha Brasília azul da família. Porém, cresci e fui ver o Mundo de mochila e motoca, e as antigas lembranças desse “Paraibinha”, precisam ser confirmadas e atualizadas numa viagem de motocicleta, para que possa oferecer aos meus nobres leitores uma literatura bem fundamentada na realidade brasileira. O resto é criatividade.
            Então, espero poder compartilhar com os amigos mais essa Moto-trip nesse novo blog, embora não saiba das condições reais que me aguardam. Sairemos no dia 31/10 (segunda-feira), pela BR 020. Depois quebrando pro lado de Correntina BA, Bom Jesus da Lapa, subindo até pegar a 116, já próximo a Cabrobó PE, e por aí vai... Segue planilha com roteiro. Contudo, o roteiro é apenas um registro de intenções estradeiras, pois não podemos nos engessar às planilhas, se queremos realmente conhecer a nossa gente, nossa geografia, nossa cultura.

  Detalhes técnicos – Nordeste Literário

- Viagem de motocicleta / 5.000 kms aproximadamente;
- Objetivo: Pegar a estrada, curtindo cada quilometro, visitando cinco estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba) pelo interior, com regresso pelo litoral;
- Piloto: G.Gaitero ;
- Mots: Suzuki Boulevard M800
- Duração: Em torno de 13 dias.

4 comentários:

  1. Meu querido irmão de sangue e tbm de estrada que amo muito e sou fã de carteirinha, pelo ser humano que é. Sempre foi um exemplo de como ser uma pessoa correta, dentro dessa nossa "sociedade" que nos coloca querendo ou não dentro de padrões do que é certo ou errado. Pois é, falo isso pois o que é certo hoje não pode ser daqui a alguns anos e esse caboco é um exemplo de equilíbrio, generosidade, ética e todas as qualidade(ok gente junto a tudo isso os defeitos tbm. claro) que todos nós buscamos. Eu principalmente, vou ter que ralarrrr muiiiitooo.
    Desejo a vc um "Tashi Delek" (em Tibetano: Felicidade e sucesso) em mais uma viagem de muitas que viram, pois conheço seu espírito "adventure" e a vontade de conhecer e ter contatos com pessoas dos mais variados tipos culturais.
    Também lembro das viagens para "Cajazeiras" na Brasília(que naõ era amarela), mas azul. E o pior como era criança eu viajava deitado na tampa trazeira e achava perfeito.

    Parabéns meu querido irmão. Tenha cuidado!! Vou está ligado no sue blog.

    BF1.

    ResponderExcluir
  2. Grande parceiro,
    Mais uma vez não poderei te acompanhar nessa empreitada arrojada. Saudades dos nossos mais de 20.000 km rodados entre carro e moto por essa América do Sul maravilhosa. Estaremos aqui torcendo para que tudo seja perfeito e degustando cada foto e texto postados.

    Parceiros são parceiros ...

    Grande abraço.

    Zael-ABNEGADOS/MC

    ResponderExcluir
  3. Grande GG, é isso aí irmão, siga em frente, boa viagem!
    Estamos acompanhando e torcendo pelo seu sucesso.

    Forte abraço e até mais.

    Max
    Brasília MC

    ResponderExcluir
  4. Bom passeio amigo, fico daqui rezando ao nosso bom Pai que lhe dê bons caminhos por ai e muita vontade de ter essa disposição sua...que sabe um dia

    Um abração do amigo,

    André L. Rocha

    ResponderExcluir