terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ibotirama / Lençóis BA - 1/11


Rodei pouco mais que 200km. Mas, gastei um bom tempo pra isso, pois vinha na média de 100km/h. Esse visual da Chapada Diamantina é estonteante e vale a pena andar devagar, curtindo o visual e parando muito pra tirar fotos. E foi o que fiz.
Saí sem pressa de Ibotirama e já eram bem mais que 8h. A paisagem plana e monótona de antes do São Francisco mudou bastante. Começaram as grandes serras, verdadeira montanhas rochosas. Algumas com um plator no topo, no formato de mesa. Lindo demais!
Segui meu plano inicial e saí da BR 242, logo depois de Palmeiras, já no Porque Nacional Chapada Diamantina. Rondando agradáveis 11 kms por uma estradinha estreita, mas bem pavimentada, até Lençóis, a cidade principal para o turismo na Chapada. SENSACIONAL!!! Valeu muito à pena ter vindo. A cidade é um misto de Chapada dos Veadeiros com Pirinópolis, com a vantagem de estar localizada dentro do Parque, na verdade encostada em algumas de suas atrações, como o salão de areia (formação com um labirinto de paredões de arenito) onde caminhamos, como se fosse dentro de uma caverna. Tinha até morcego! Tem mais uma cachoeirinha, um belo balneário, com piscininhas naturais e vista para a cidade. Era tão pertinho que tinha até a Dona Flora, simpática vendedora, com cerveja gelada pra refrescar a gente, depois da caminhada.
A cidade é muito bonita e utiliza muitas pedras em suas construções, pois é cercada de pedreiras e velhos garimpos de diamante abandonados. Tem um grande movimento de turistas, principalmente estrangeiros. Bons restaurantes e hotéis. Consegui um por 70 conto, o que é até barato, no contexto turísticos da região.
Destaque para o almoço, no restaurante O Bode, onde tive o prazer de experimentar a carne do bicho em várias receitas típicas, como a Quiabada, usando carne de bode além do quiabo, bode guisado, grelhado, assada e por aí foi... Comi feito um bode! rsss
Amanhã sigo para Petrolina PE. Mas, a tentação é grande para passar uns três dias por aqui. Não faltam passeios interessantes e cachoeiras para conhecer.
É isso. Depois nos falamos.

2 comentários:

  1. Muito legais as fotos. Bom saber que está tudo bem, que você está aproveitando a viagem, em tranquilidade, com direito a banho em cachoeira e tudo mais, do jeito que vc gosta.

    ResponderExcluir
  2. Gaitero meu parceiro, as fotos estão boas, bela viagem, estamos aqui acompanhando.

    Abraço.

    Zael-ABNEGADOS/MC

    ResponderExcluir