quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nordeste Literário - Agradecimento


“Missão dada, missão cumprida”.

É o que penso com respeito aos objetivos que havia traçado para o Nordeste Literário, esse roteiro que finalizei no último domingo, dia 13 de novembro, ao regressar a Brasília, depois de 5.500 km, rodados a partir do “Quadradin”, passando por GO, BA, PE, CE, PB, RN, AL, SE. Foram 15 dias de vivência intensiva nas estradas nordestinas, revisitando muitos lugares que não via há décadas e conhecendo outros que talvez demore o mesmo tempo para retornar.

Visitei parentes e amigos por quem tenho muita estima. conheci pessoas interessantes espalhadas por aquele sertão longínquo. Pessoas essas que me ajudaram compreender um pouco mais da cultura desse nosso Brasizão continental e, ajudarão a compor alguns dos personagens do novo livro, que já ganham vida nessa minha cabeça avoada de escritor. Gente como Zaldino, o menino dos abacaxis na beira da estrada, ou o Chico D’agua, o carroceiro que entrega água nas casas que ainda não dispõem desse serviço básico no interior de Pernambuco, ou ainda o Seu Severino, filho do famoso mestre Vitalino, artista dos bonecos de barro, no Alto do Moura (próximo à Caruaru). E tantas outras pessoas, e mesmo os jumentos e cabritos que me ajudavam a contar os quilômetros pelo caminho... Rsss.

Bem, como vocês leram na apresentação desse projeto, além do turismo, da vontade de visitar amigos e parentes, o que me motivou a pegar a estrada foi a coleta de dados mais atualizados sobre essa região tão rica e inspiradora que é o sertão nordestino. Acredito que tenha conseguido o que fui buscar. Agora a viagem é interna, é transformar em romance literário tudo que vi, ouvi e senti.
Agradeço a todos os amigos que me acompanharam virtualmente pelo blog. Vocês nem imaginam como era importante pra mim, ler os comentários e e-mails que recebia diariamente, dando apoio, incentivando e me desejando boa sorte. Essa viagem não foi só minha, foi nossa!
Muito obrigado e, aguardem Os Cordéis da Estrada Maldita, o segundo livro da série “De Homens e de Motos http://www.ggaitero.correiovip.com.br/

Valeeeeu!!!

G.Gaitero

Algumas imagens que marcaram...

Detalhe da pena de carcará, meu amuleto da sorte, com a paisagem linda da Chapada Diamantina ao fundo. Lugar que vou voltar com mais tempo, com certeza. 

Cabrobó, cidadezinha esquecida no interior de Pernambuco. Essa não mudou nada desde de minhas viagens de infância.

A placa cravejada de balas, à beira da BR 116, no famoso Polígono da Maconha. Hoje em dia, segundo os colegas da PRF, o perigo se limita a região de Floresta, mais uma cidadezinha esquecida em Pernambuco.

Em Juazeiro do Norte, CE, o Horto do Padre Cícero é um monumento a fé inabalável e necessária do povo nordestino.

A quantidade de motocicletas, principalmente de mototaxistas, é impressionante! Isso é uma constante em todo o interior. Tem mais moto que gente!!! rsss

Zé Bubu gostou da Black Seagull: "Ê motona danada!" Exclamou meu querido tio. Bom demais poder revê-lo depois de tanto tempo.

Rua Santo Antonio ("Santantoin" em paraibanês - Rsss), Cajazeiras, cidade dos meus pais. Muitas memórias das férias quando criança...

   
Um de meus companheiros contantes de estrada. Cheguei a batizar alguns... Esse foi o Jeguenildo. rsss

Se por um lado faltam pontos de apoio mais estruturados no sertão, por outro, essas banquinhas de frutas frescas da região são um oasis no deserto da caatinga.

Praia é muito bom... De motoca é melhor ainda, né? (Intemares em João Pessoa PB).

A palma continua sendo a salvação para o gado magro e cabras durante as secas mais prolongadas. Em alguns casos, até o sertanejo menos favorecido sobrevive a partir dessa planta. Êta vida espinhosa!!!

Vi poucas motos grandes por onde passei. Detalhe para essa linda Boulevard M800, do lado da minha em Caruaru. Moto boa né?

Tia Francisquinha dando um trato na Black Seagull, antes de minha partida de J.P. - Isso não tem preço!

Mestre Severino (fii di Vitalino), em seu ofício de arte secular. Coisa linda de se ver...

O Cangaceiro de barro, mirando minha moto pela janela do Museu de Vitalino. Pura arte sertaneja.

Finalizo com essa de 03 Boulevards, em uma parada pra tomar mingau de tapioca na Linha Verde, entre Aracaju e Salvador. Ia acontecer o Motofest de Aracaju (Evento de 10 anos), que me disseram ser imperdível. Perdi, pois não tinha me programado. Fiquei só vendo a galera passar no sentido oposto da rodovia...  Mas, vamos voltar lá para conferir... Aproveito para falar bem dessa motocicleta. Fui e voltei sem problema algum. Ela é rútica para estradas de todo tipo e confortável para longas viagens. Foi mal aí... Mas, é a melhor custom de média cilindrada que conheço. Sem contar o estilo... rsss - "Êta motona danada!", muito bem colocado pelo especialista Zé Bubu.
Valeu Black Seagull... Você me levou e trouxe de volta, pronto para mais uma aventura.
Fui... 

3 comentários:

  1. É meu "amado" irmão ! Vendo todas essas lindas fotos não tenho a menor dúvida que teremos uma literatura bem fundamentada entre suas estórias de romances que só sua cabeça consegue criar.
    O Sons of Anarchy dos "gringos" NÃO VAI PEGAR NEM LETRA!!(gostou do linguajar paraibanês!!!) perto do nosso "Os Cordéis da Estrada Maldita" que está por vir!!! kkkkkkkkkkkkk

    BF1.

    ResponderExcluir
  2. Esse cabra é danado! Foi, viu, voltou. Logo vai aparecer com um punhado de histórias (com "h") na ponta do lápis, tamanha sua facilidade de transformar o provável e o improvável em literatura real. É o próprio cantador de Cajazeiras repaginado.

    ResponderExcluir
  3. Muito grato, meus amigos...
    Posso ter ido longe, visto coisas e conhecido gentes... Mas, sem vocês para compartilhar, do que adiantaria? Nós humanos somos "bichos" sociais. Sem ninguêm para ouvir nossas fofocas, seriamos pássaros que não cantam.

    abraço com amor,
    Gaitero.

    ResponderExcluir