quinta-feira, 10 de novembro de 2011

João Pessoa / Caruaru


... Buffet completo, salmão grelhado, risoto de arroz negro... Um tinto Porca de Murça, 2009, da região do Douro, Portugal...

Para tudo! Eu to falando é do jantar no Forneria Ristorante (av. Mjor. Manuel Freitas, 99), não tem nada a ver com essa foto da bela buchada de bode que comi hoje na Feira de Caruaru!

Por falar nisso, estou aqui em Caruaru PE. Cheguei no inicio da tarde, depois de tranqüilos 250 e poucos kms, vindo de uma João Pessoa chuvosa e de transito lento hoje pela manhã.

Beleza não é a maior qualidade da cidade, embora seja alegre, de comercio intenso, principalmente devido às confecções locais e a famosa Feira, patrimônio cultural pernambucano e do mundo. Caruaru é meio assim... Esquisofrênica... De povo simpático e comunicativo, com transito caótico, espremido em ruas sem planejamento, com um calor infernal de dia uma brisa quase fria pela noite. Talvez tenha sido o frio ou a surpresa de encontrar um agradável restaurante italiano, que me motivou escolher o bom vinho português para acompanhar o Buffet sensacional (pouco mais de 50 conto / comida e vinho).

Tinha saído do hotel, procurando uma lanchonete ou pizzaria para o jantar e me deparei com o Forneria. Lembrei que fazia mais de uma semana que não tomava um bom vinho... A gente não espera encontrar um bom restaurante internacional no agreste, né? Como disse, o nordeste está mudando...

O hotel, “O Grande Hotel de Caruaru”, diga-se de passagem, deixa muito a desejar. Embora tenha uma boa piscina, quartos amplos e uma garagem segura, a estrutura é decadente. O pior, foi a propaganda enganosa, que garantia uma internet de boa qualidade, mas na hora que precisei, a intensidade do sinal era baixa e a conexão simplesmente não segurava. Por isso acabei postando apenas hoje, e da rua.

Contudo, a vinda para Caruaru foi muito positiva. A cidade é pura tradição nordestina. Comprei alguns cordéis para estudo e algumas lembrancinhas... O artesanato daqui é muito rico!  Amanhã devo visitar o Alto do Moura, onde os netos de Mestre Vitalino, conhecido mundialmente, continuam a tradição do grande artesão no trabalho com os tradicionalíssimos bonecos de barro. Parto em seguida.
Voltando a buchada, gente... Tava bom demais!!! Só que eles servem com uma pata de bode junto. Achei meio esquisito...

Algumas fotos:
As bancas de frutas se sofisticaram... Essa tem enorme variedade e uma paisagem linda da serra atrás.

Parei para fotografar a carrocinha com o burro, apareceu Chico D'Agua (como ele se apresentou), exigindo sair na foto também... rsss (valeu meu irmão!). Ele vive disso: 10 conto o "carrego d'agua, para a comunidade dessa cidadezinha, no interior do Pernambuco (depois eu lembro o nome).

O principal meio de transporte entre a comunidade local (mesma cidade de Chico D'Agua), são Jeeps Bandeirantes, comprados uzados e alongados lá mesmo na região. Fazem transito de carga e gente para os sítios e lugares de difícil acesso (Criatividade Nordestina).


A Feira é o coração da cidade. Sempre aberta (a parte de artesanado e comiga), mas com fluxo reduzido de pessoas durante a semana. Nos FDS e festas especiais, me disseram que fica totalmente lotada!
O artesanato é riquíssimo, variado e com preços bem acessíveis...

É o Zé Pexera?

Aline...! As mulé do côco tava me paquerando: "Visse, tu é casado, é? Se fosse tua mulé não deixava tu viajá só, de jeito manera!" - rsss - Me senti acediado... kkk

Vi muitos cordéis para comprar e estudar. Porém, infelizmente, nesse dia não encontrei nem um autor para trocar uma idéia. Nem repentista! Essa arte está ficando no esquecimento...

Fui passar a raiva do hotel na pscina... A melhor coisa do Grande Hotel. A pior é a internet. Desculpem se tiver muita falha nessa postagem. Fou muito difícil conseguir uma conexão e, mesmo assim, caia toda hora! Sacoooo!

Tem tanta coisa bonita, que mesmo eu, que detesto comprar coisa em viagem não resisti. Comprei lembraninhas...

3 comentários:

  1. Gaita, tu fala tanto nessa tal de carne de Bode que deu vontade de experimentar.
    Quando tu voltar vamos comer um Bode aqui em Brasília juntos, vou ver onde tem uma boa.

    Aproveite a viagem e coloque mais fotos.
    Grande abraço.

    Zael-ABNEGADOS\MC

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Chapéu de cangaceiroooo Show de bola.

    abs,

    BF1.

    ResponderExcluir
  3. A feira de Caruaru! música linda de Luíz Gonzaga.
    cresci ouvindo essas histórias e agora vejo nas fotos, deu vontade de conhecer... Estamos orando por sua chegada com muito sucesso!

    ResponderExcluir